Psicoterapia para Depressão?
- Fernanda Rosa
- 20 de fev.
- 1 min de leitura
Atualizado: 23 de fev.
Em casos de Depressão, como a Psicoterapia pode ajudar?
A depressão afeta milhões de pessoas em todo o mundo, impactando profundamente a vida pessoal, profissional e social. Pode ter causas biológicas, como desequilíbrios nos neurotransmissores do cérebro, que afetam o humor e a energia da pessoa. No entanto, a depressão não se limita a esses fatores biológicos. Experiências de vida, traumas, perdas, estresse crônico, emoções reprimidas, pensamentos disfuncionais são fatores psicossociais que desempenham um papel importante no desenvolvimento da doença.
Segundo Dalgalarrondo (2019) através da psicoterapia é possível trabalhar as causas emocionais e comportamentais da depressão, enquanto a medicação pode ser necessária para tratar desequilíbrios químicos no cérebro.
(DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2019.)
Então, sim! A psicoterapia é fundamental no tratamento da depressão! Pois oferece ao paciente a oportunidade de expressar livremente seus sentimentos e pensamentos, o que ajuda a entender melhor as emoções e experiências passadas que podem estar gerando o sofrimento.
No processo psicoterapêutico, a psicóloga também observa como o paciente se relaciona, identificando padrões de comportamento que podem se repetir em diferentes áreas da vida. A psicoterapia ajuda o paciente a enfrentar e entender emoções difíceis, superando bloqueios emocionais que dificultam esse processo. No final, o objetivo da psicoterapia é ajudar o paciente a encontrar um novo sentido e propósito para a vida.
Comentarios